Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

A GRÉCIA É AQUI

DO SITE www.claudiohumberto.com.br

A GRÉCIA É AQUI

Por Carlos Chagas

A polícia não está na rua batendo em populares, nem estes estão enfrentando a polícia, mas, tirando o sangue quente dos gregos, o Brasil vai sendo transformado numa imensa Grécia. Fala-se da fórmula ditada pelo FMI e os banqueiros internacionais para enfrentar crises econômicas, ditas “medidas de austeridade”, ainda que devam ser chamadas de medidas anti-povo. Em Atenas o parlamento examina a proposta, de uma só vez, de aumentar impostos, reduzir salários, pensões e aposentadorias, promover demissões em massa, multiplicar o desemprego, cortar investimentos sociais e usar empréstimos externos para pagar dívidas externas, com juros, além de alimentar a especulação e financiar os negócios das grandes empresas.

Em Brasília, faz tempo que essas maldades vem acontecendo aos poucos. Anuncia-se mais uma “reforma” na Previdência Social, reduzindo para 70% as pensões das viúvas e suprimindo o benefício para pessoas com menos de 35 anos. No primeiro caso, simplesmente vão cortar 30% de quem recebe 524 reais de salário mínimo para sobreviver. No outro, condena-se pessoas à fome apenas por não serem velhos. Isso depois de nivelarem pensões e aposentadorias por baixo, aproximando-se todas do salário mínimo, além da criação do deletério fator previdenciário.

Ao mesmo tempo, arquiva-se a PEC que faria justiça salarial a bombeiros e policiais militares, sob o pretexto de onerar os estados em 46 bilhões de reais. Importa menos se essas categorias recebem migalhas para arriscar diariamente a vida.

Anuncia-se, em paralelo, a liberação de 4 bilhões do BNDES para financiar a fusão entre dois supermercados. Governo e elites não estão nem aí para o fato desse casamento gerar milhares de demissões e engessar os consumidores, tudo com dinheiro público, proveniente de elevados impostos que todos recolhem. É o que vem se verificando desde que aberta a temporada das privatizações.

Outras “medidas de austeridade” estão em pauta, como cobrar imposto de renda de miseráveis que não podem pagar, aliviar a carga fiscal dos potentados, promover cortes em programas sociais, aumentar juros para enriquecer banqueiros e especuladores, entregar mais patrimônio público à iniciativa privada, com financiamentos públicos, congelar reajustes salariais e muito mais coisa.

A diferença entre nós e a Grécia, vale repetir, é que lá pretendem impor todas essas medidas de uma só vez, enquanto aqui as maldades vem sendo praticadas a conta-gotas. Dá no mesmo, ainda que por enquanto, entre nós, sem os conflitos e confrontos verificados do outro lado do mundo. Até quando?

ULTIMATO REDOBRADO

Há dias vimos alertando para a iminência do choque, agora caracterizou-se. PMDB e PT renovaram o ultimato a Dilma Rousseff, via Ideli Salvatti: ou o governo prorroga o decreto que libera 4,6 bilhões para pagamento das emendas individuais ao orçamento ou nenhum projeto de interesse do palácio do Planalto será votado no Congresso.

A presidente mostra-se disposta a resistir, faltam poucos dias para o congelamento dos recursos destinados às emendas parlamentares. Se puder manter a determinação, a hora será do enfrentamento entre Executivo e Legislativo.

O que espanta todo mundo é a desfaçatez com que a dita base de apoio ao governo abre a goela. A fisiologia ocupa todos os espaços.

DEVIAM FICAR NOS BUEIROS

Anos atrás, na febre privatizante do governo Fernando Henrique Cardoso, a Light foi doada a uma empresa francesa a preço de banana podre. Os novos donos demitiram em massa, prometendo mas não cumprindo a implantação de melhorias no serviço de abastecimento de energia no Rio e adjacências.

São mais de 50 os bueiros que vem explodindo na antiga capital, em muitos casos com vítimas. Nenhuma explicação convincente é dada. Seria fascinante pegar todos esses franceses e confiná-los nos bueiros, até que resolvessem a questão.

O TROCO COM JUROS

Repercute ainda hoje no Senado a intervenção de Francisco Dornelles durante exposição feita pelo ministro Aloísio Mercadante na Comissão de Economia. Ressalvando ser contra a criação de uma CPI e até sustentado que o caso deve ficar com a polícia e o Ministério Público, ao abordar o escândalo dos aloprados, o representante fluminense cobrou do depoente a prática de agir baseado em notícias de jornal. Anos atrás, como líder do PT, Mercadante exigiu da tribuna a cassação de José Sarney e de Renan Calheiros, acusados de irregularidades. Apurada a acusação, nada se provou. Agora, pelo menos, conforme Dornelles, o Senado não incorrerá no mesmo abuso, preferindo aguardar a ação de quem de direito. O ministro não respondeu. Ficou de queixo caído.

ILUSÃO OU FANTASIA?

Ontem, em Assunção, na presença da presidente Dilma Rousseff, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, voltou a defender que os países do Mercosul negociem entre si, repelindo a invasão de produtos chineses, americanos e europeus. Pode ter querido prestar uma homenagem a Solano Lopes, que tentou, sem conseguir, manter o Paraguai isolado da Inglaterra e do resto do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário