Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

PESQUISA: 93% DOS CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE TÊM RENDA PRÓPRIA

Por: Evelin Ribeiro
12/04/10 - 15h46
InfoMoney - www.infomoney.com.br

SÃO PAULO – A ampla cobertura previdenciária do País permite que 93% dos brasileiros tenham renda própria, embora apenas 22% ainda exerçam alguma atividade laboral remunerada. A estimativa faz parte do estudo da Somatório Pesquisa, que traçou o perfil do consumidor com mais de 60 anos.

O estudo mostrou que 69% das pessoas na terceira idade são as principais responsáveis pelo orçamento familiar. Na classe D, esse percentual chega a 77% e, na classe C, a 68%.

Importância na família
Quanto mais baixa a classe econômica, maior a contribuição que os membros da terceira idade têm na renda familiar total. Nas famílias da classe A, por exemplo, os idosos representam, em média, 55% da renda. O percentual aumenta para 59% na classe B, 72% na classe C e representa 88% nas famílias da classe D.

"Além da contribuição para a formação da renda de suas famílias, a autoridade patriarcal e matriarcal faz com que 79% se reconheçam como chefes de seus domicílios, exercendo um forte papel de formadores de opinião junto aos demais membros de suas famílias”, aponta o estudo.

A pesquisa foi feita com base em 1.523 entrevistas domiciliares e por telefone, em 10 mercados regionais, envolvendo representantes de ambos os sextos, com idade a partir de 60 anos, das classes A, B, C e D e formados por solteiros, casados, separados e viúvos.

2 comentários:

BANDIDOS USAM INSS PARA ROUBAR APOSENTADOS

Assaltantes se fazer passar por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em vistas à casas de aposentados, sob o pretexto de cadastrá-los em programas do governo federal que distribuem remédios de graça. Na ocasião, os fraudadores pedem o cartão do benefício, a senha e a identidade. O cartão é trocado por um falso. De posse de cartão e senha, conseguem sacar o benefício ou usam os documentos para contrair empréstimos posteriormente. Outros tipos de investidas prevêem a abordagem nas ruas e ligação telefônica. Essa última tem crescido tanto que levou a Previdência Social a divulgar um comunicado à população mais idosa. Segundo o órgão, os estelionatários ligam, se identificam como funcionários da Previdência e convencem o segurado de que ele tem uma quantia alta a receber, proveniente de dívida antiga do INSS que estava bloqueada na Justiça. Mas, para liberação do recurso, é necessário pagar uma taxa. Se for vítima de golpe de empréstimo, o aposentado deve denunciar o caso pelo telefone 135 ou em uma agência do INSS. O caso será investigado e, nesse período, o valor destinado ao empréstimo deixará de ser descontado. Em caso de roubo do cartão, o aposentado deve bloqueá-lo no banco ou na agência do INSS. Informações do Correio da Bahia.

 

Só o (des)governo não enxerga o potencial do segmento para aquecer a economia. O raciocínio (ou falta dele) da turma de Brasília só não pode ser definido como "cavalar" para não ofender o pobre quadrúpede.
Visão bem típica de um governo liderado por um analfabeto (foi Caetano quem falou!).

Eli Feijó

 

Postar um comentário